sexta-feira, 19 de julho de 2013

Holder: Expoente do Metal Extremo norte paranaense. Força, Honra e Lealdade ao Underground.


Por João Martioro: Falar em metal extremo nacional sem falar em HOLDER fica complexo. Para mim, uma das maiores influências, a primeira banda de metal extremo que pude ver na vida, é realmente destruidor, esmagador, visceral. Este é o Holder, formado pelo grande irmão Luzmar Barba, Gilson e o mais novo contrabaixista Antonio Costa ( Ex Ophiolatry e atual Corpse Ov Christ), que assume as funções do lendário LAÉRCIO LORD, que infelizmente não está mais entre nós, um grande guerreiro que deixou seu legado eternamente em nossa cena e em nossas lembranças.  Os dois primeiros álbuns do Holder são clássicos absolutos de Brutal Death Metal nacional,  Merciful Scourge" (2001) e "Eternal Flame" (2007), e os apreciadores dos trabalhos estão na sede pelo TRIUMPH OVER DOMINATION, que promete estar ainda mais brutal e técnico. É uma honra poder trocar uma ideia contigo Barba, e poder explicitar um pouco destes 14 anos de história e ideologia a frente desta máquina de destruição chamada Holder!

Ruído Macabro: O Holder surgiu em 1999, como foi e está sendo o trajeto da banda ao longo destes 14 anos de carreira? Conte-nos um pouco da história do Holder, dos primórdios até os dias atuais. 

Luzmar Barba: Já no primeiro ano de existência gravamos nossa demo tape (Apocalyptic Harvest) na qual teve otima repercussão nos possibilitando um contrato com a Mutilation Records, e shows inclusive fora de nosso estado. Naquela época sofríamos com uma constante troca de bateristas, o que foi um momento difícil, pois é uma função extremamente crucial em uma banda, mas finalmente gravamos nosso debut  álbum (Merciful Scourge) e continuamos a divulgar a banda ainda mais longe mas eis que em 2007 após o lançamento do segundo álbum (Eternal Flame) tivemos mais uma perca de baterista, a do Maurício, e a historia se repetia mais uma vez, pois do inicio já aviam passado pela banda o Marcelo e o Anderson, ambos por motivos pessoais e o mesmo ocorreu com Mauricio que teve que nos deixar, e foi quando o Gilson assumiu a bateria deixando os vocais para mim. No ano de 2008 saimos em turne pelo norte do país, e no ano de 2009 pelo nordeste, e foi muito positivo para a banda com esta formação que se tornou um trio, em 2012 entramos em estúdio para a gravação do nosso terceiro álbum e foi muito legal, mas trabalhoso e ao todo gratificante, e na sequencia em 2013 eis que vem a falecer Laercio “Lord Holder” Momento muito complicado para nós pois já completava 14 anos de companheirismo e entrega junto ao Holder. Recentemente  anuncíamos a entrada de Antonio Costa na função de baixista, pretendemos dar continuidade a nossa saga,  honrando e respeitando o metal em seu todo, e assim vamos marchando…

Ruído Macabro:  O Holder aborda uma temática crítica muito perceptível.  Em que buscam um embasamento filosófico para as letras?

Luzmar Barba: Nós procuramos sempre nos manifestarmos contra qualquer tipo de repressão, alienação, manipulação e hipocrisia em seu todo, pois nesse mundo em que vivemos isso tudo é o que mais vemos por todos os cantos do mundo, falamos sobre aquilo que vivemos de uma forma direta, sempre abordando o tema dogmático doutrinário que só atrasa uma real evolução, pois a humanidade nasce e já começa ser doutrinada a levar uma vida alienada, com valores invertidos, essa é a nossa indignação, contestamos a doutrinação mundial, isso é abominável!!!

Ruído Macabro: Como funciona o processo de criação do Holder?

Luzmar Barba: Eu pessoalmente não me prendo a nenhuma regra para elaborar nossas músicas, pois algumas nascem primeiro com a letra outras nascem com a melodia, uma vez elaborada passa pelo consentimento de todos e cada integrante coloca a sua contribuição musicalmente nas músicas, tudo de uma maneira bem simples creio que deve sempre fluir de maneira natural, e não de uma regra teorizada. 

Ruído Macabro: Vocês vêm trabalhando com a Mutilation Rec desde o primeiro álbum. Como tem sido esta parceria? 

Luzmar Barba: Nossa parceria já dura 13 anos, ambas as partes sempre trabalharam consciente e com muita honestidade, e a coisa vem caminhando bem, e renovamos o contrato para o lançamento do Triumph Over Domination, nosso terceiro álbum. A Multilation sempre nos apoiou e acreditou em nosso trabalho, nossa consideração com a mesma é muito grande pois é um selo que sempre acreditou no metal extremo e ele sempre teve e sempre terá nosso apoio e respeito, Hail Multilation!!!

Ruído Macabro: O Laércio foi uma perda inestimável para todos, sabemos que é extremamente complexo encontrar alguém para cumprir as funções de contrabaixista. Como foi escolhido o novo membro? 

Luzmar Barba: O falecimento do Laercio foi e esta sendo muito difícil para nós, pois é uma amizade de mais de 20 anos, pois os momentos mais marcantes para nós, ele estava sempre presente, é uma situação completamente complicada, e muito recente, mas a vida segue e temos que caminhar. O nosso novo integrante já era um grande amigo de longa data, e conversamos a respeito de ele se integrar ao Holder, ele aceitou e ficamos muito honrados, o Antonio Costa além de ser um grande músico, é um grande ser humano, e creio que nessa nova etapa ele vai ser muito bem vindo e somar junto ao Holder. 

Ruído Macabro: O que foi abordado na concepção do novo álbum, TRIUMPH OVER DOMINATION? 

Luzmar Barba: Esse álbum é muito marcante para nós em vários aspectos, tanto musicalmente entre outros motivos, mas é o Holder, em alguns momentos nos lembra muito as nossas raízes, mas traz algo novo, com uma roupagem mais consistente, é um trabalho honesto sem muito virtuosismo, a filosofia continua a mesma com temas bem atuais, de acordo com nossas percepções, vale a pena conferir.
True rule of the metal is the loyalty.  


Ruído Macabro: Como você avalia a cena extrema de Maringá? E a do país? 

Luzmar Barba: Falar de metal extremo é destacar o Brasil, com uma legião de fiéis apreciadores, e bandas que honram o estilo, o metal extremo brasileiro tem o seu diferencial, com características tipicamente próprias, e o crescimento da cena nacional é notório, pode-se notar com os eventos, pois aumentou visivelmente com ótimos festivais. Em Maringá a coisa também caminha, com ótimas bandas e fies apreciadores do estilo.
Hail Death Metal bangers!!!  


Ruído Macabro: Quais foram, e são suas maiores influências musicais, e o que te motivou a fazer Brutal Death Metal?  

Luzmar Barba: Quando me iniciei no metal, o que eu mais ouvia era: Iron Maiden, Destruction, Slayer, Sepultura, e já me chamava atenção os sons mais agressivos, com o tempo fui conhecendo Sarcófago, Morbid Angel, Deicide, Possessed, entre outras. Em relação a fazer Brutal Death Metal, foi um processo natural, pois para mim é um reflexo de Slayer com palhetadas rápidas e baterias agressivas, tudo isso me influenciou diretamente e continua a me influenciar.  

Ruído Macabro: Você possui algum projeto paralelo ao Holder? 

Luzmar Barba: Sim, tenho um projeto com uns amigos e se chama Invocarium, é um Death Metal diferente aos moldes do Holder.  

Ruído Macabro: Pra finalizar, cite 3 trabalhos (Demos, álbums e etc.) de bandas/hordas que você considera indispensáveis para qualquer admirador do metal negro e extremo em geral. 

Luzmar Barba: Black Metal, Venom. Show no Mercy, Slayer. Inri, Sacofago, pois acredito que esses três citados traduzem todo o nosso cenário extreme negro, foi onde tudo começou e contribui até os dias atuais, e sempre será escola para a musica extrema. 

Ruído Macabro: Saudações extremas Barba! Muito obrigado pela entrevista e o tempo concedido, foi uma grande honra! Que perdure por muitos anos os trabalhos devastadores do Holder! HAIL CHAOS! HAIL HOLDER!

Luzmar Barba: Eu que agradeço, e com muita honra lhe saúdo pelo trabalho a frente do Ruido Macabro, e que você, João, continue com esse trabalho que tanto apoia e da suporte as bandas do nosso cenário nacional, fico honrado mesmo, deixo aqui meu abraço a você e a todos os headbangers que nestes 14 anos nos apoiaram e continuam a nos apoiar. Hail Warriors of Metal!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário